Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

18/12/2017 - 19:32

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 28 °C

Campanha de vacinação animal prossegue neste fim de semana em mais de 10 bairros da capital

Campanha de vacinação animal prossegue neste fim de semana em mais de 10 bairros da capital

A campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada pela Prefeitura de São Luís e executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) , continua nesta sexta-feira (13), das 13h às 17h e sábado (14), das 7h às 13h. A ação, direcionada para cães e gatos com mais de três meses de idade, está sendo realizada de casa em casa para cumprir a meta de imunizar 160 mil animais em São Luís. Somente no primeiro fim de semana da campanha, foram vacinados mais de 15 mil animais.

Nesta nova etapa da campanha, as equipes da Semus vão percorrer os bairros Sacavém, Coroadinho, Jordoa, Filipinho, Alemanha, Ipase, Parque Timbira, Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Calhau, Ponta d'Areia, Ponta do Farol e adjacências. A orientação da Semus é para que as pessoas exijam a identificação do vacinador.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, comemora a grande participação da população na campanha de imunização e diz que a raiva está sob controle na capital maranhense. "Precisamos manter esta situação e para isto a gestão do prefeito Edivaldo tem investido na vigilância e prevenção, porque a única forma de evitar a raiva é com a imunização dos animais", destacou o secretário.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Semus, João Batista Pires, diz que a primeira etapa da campanha atingiu os objetivos. "Totalizamos 15.233 animais vacinados, sendo 9.358 cães e 5.875 gatos, porque houve uma grande participação da população. Precisamos que essa colaboração continue porque a vacinação é fundamental para preservar a saúde não apenas do animal, como de todas as pessoas que têm contato com ele", afirmou.

IMUNIZAÇÃO

A Prefeitura, por meio da Semus, colocou em campo 245 técnicos que estão aplicando a dose da vacina, única prevenção possível contra a raiva, uma doença viral grave que pode ser mortal tanto para o homem quanto para os animais.

A transmissão da raiva ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões. A doença causa uma inflamação aguda do cérebro.

De acordo com a Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina; por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

A campanha está imunizando cães e gatos a partir de três meses de vida e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação.

 





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 


E-mail:

greg