Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

18/10/2019 - 10:33

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 29 °C

Games: PlayStation 5 terá maior economia de energia no modo stand by

Games: PlayStation 5 terá maior economia de energia no modo stand by

A Sony, por meio de um post publicado no blog oficial da marca PlayStation, informou que o próximo console da empresa — tentativamente chamado de “PlayStation 5” (PS5) — terá configurações que lhe permitirão consumir ainda menos energia no modo de espera, em comparação com o seu predecessor, o atual PlayStation 4 (PS4).

O post tem o intuito de anunciar a entrada da Sony Interactive Entertainment (SIE) — divisão que resguarda o PlayStation, bem como serviços de vídeo da companhia — à iniciativa “Playing for the Planet” (“Jogando pelo Planeta”, na tradução literal), liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que reúne diversos membros da indústria global de games no combate ao aquecimento global.

Segundo o post, assinado pelo CEO da divisão, Jim Ryan, a Sony se compromete a adotar práticas sustentáveis de desenvolvimento de produtos. “Na SIE, nós realizamos assumimos compromissos e esforços substanciais para reduzir o consumo de energia do PS4 ao utilizarmos tecnologias eficientes, como arquitetura System-on-a-Chip, que integra um processador gráfico de alto desempenho, escalabilidade de energia, bem como modos de economia como suspensão de processos na memória RAM (Suspend-to-RAM)”, comenta o texto. “Para contextualizar, nós estimamos que as emissões de carbono que evitamos até hoje quase chegam a 16 milhões de toneladas métricas, com aumento esperado para 29 milhões pelos próximos 10 anos (o que nos iguala às emissões de CO2 da Dinamarca em 2017)”.

A partir daí, o post menciona que o próximo console produzido pela Sony deve utilizar tecnologias que aprimorem ainda mais essa economia: “Eu também estou orgulhoso em anunciar que o console PlayStation da próxima geração incluirá a possibilidade de suspender seu gameplay a uma redução de consumo ainda maior que a do PS4 (a qual estimamos poder chegar a aproximadamente 0,5W). Se apenas um milhão de usuários ativarem essa função, isso economizaria eletricidade o suficiente para iluminar mil casas americanas”.

Ao que tudo indica, esse novo método de redução de consumo, segundo dá a entender o post, não será acionado por padrão, mas sim algo que o próprio usuário deverá buscar manualmente, mexendo nas configurações do sistema.

O PlayStation 5 — se é que esse será de fato o seu nome — já foi revelado pela Sony, porém nunca antes exibido. A empresa já liberou alguns detalhes do novo hardware ao longo de 2019. Em abril, a fabricante japonesa contou que o console se trata de uma máquina totalmente nova, que inclui um processador de oito núcleos baseado na linha Ryzen de terceira geração da AMD Zenn de 7nm, e uma GPU personalizada com base na Radeon Navi da AMD, que trará gráficos em estilo raytracing para um console de jogos pela primeira vez.

O resultado final de todas essas melhorias de hardware: o PS5 suportará gráficos 8K, se você tiver uma TV compatível com isso, claro. Uma outra grande mudança que vem para o PlayStation 5 é a substituição do disco rígido por um SSD, que naturalmente melhorará o tempo de carregamento e a jogabilidade. Em testes realizados com jogos atuais, o recurso de viagem rápida em Spider-Man levou apenas 0,8 segundo no devkit do PS5, enquanto no PS4 demorou perto de 15 segundos.

Naturalmente, não se sabe ainda quando o console será anunciado ou lançado, embora rumores estejam dando conta de uma revelação completa entre janeiro e fevereiro de 2020 (quando a Sony costuma promover eventos próprios de grande escala), para lançamento no segundo semestre do mesmo ano.

Canaltech; PlayStation.

Foto: Pixabay.

 





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg